Regras Gerais

Poderá participar da 6ª Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú, estudantes e professores (as) do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio/Técnico (1º ao 3º ano) da cidade de Serra Talhada e cidades da região do Pajeú, podendo participar escolas públicas e particulares.

1. Composição das Equipes:
- Cada equipe será composta por dois estudantes e um professor orientador e também pode conter um coorientador;
- As equipes poderão ser formadas por estudantes de séries e turmas diferentes, desde que esses pertençam a um mesmo nível:
- Ensino Fundamental Inicial (1º ao 5º ano).
- Ensino Fundamental Final (6º ao 9º ano).
- Ensino Médio/Técnico.

2. Trabalhos:
- Cada equipe deverá escolher um tema relacionado com as áreas de: Humanas, Ciências, Tecnologia e Inovação;
- A escolha do tema do trabalho é de inteira responsabilidade da equipe;
- Os trabalhos submetidos poderão ser projetos em andamento ou concluído.

3. Inscrição:
- A inscrição deverá ser efetuada na página de inscrição, dentre o período: de 01/04/2021 a 31/08/2021.
- O resumo a ser enviado deverá conter: título do trabalho, nomes completos dos alunos e do orientador, série, nome da escola e resumo propriamente dito: Modelo do resumo se encontra na ficha da inscrição.

4. Seleção dos trabalhos:
- A seleção dos trabalhos a serem apresentados na 6ª Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú será realizada pela equipe da Coordenação do projeto UFRPE/UAST e por avaliadores convidados.
- A divulgação dos trabalhos selecionados ocorrerá até 06/09/2021.

5. Apresentação dos trabalhos selecionados:
- A exposição dos trabalhos para o público em geral, acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de Outubro de 2021, das 9h às 12h e das 14h às 18h, de forma on-line através do meet, onde o link será enviado posteriormente.

6. Orientações para a preparação da apresentação online:
- A forma de apresentação dos trabalhos a serem apresentados de forma on-line será orientada com antecedência no site e via contato para todos os alunos e professores.

7. Diário de Bordo:
- Esse ano também será obrigatório o diário de bordo no dia da apresentação do trabalho mesmo na forma online. O mesmo deverá ficar exposto sobre a mesa no momento da apresentação online. Clique aqui e confira o modelo de um diário de bordo.

8. Avaliação:
- Os trabalhos apresentados durante a 6ª Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú, serão avaliados por membros da comissão avaliadora; esta será composta por professores (as)/pesquisadores(as) da Universidade com reconhecida experiência profissional que atuem nas áreas relacionadas a Ciências e Tecnologia; acadêmicos da Universidade de cursos ligados à área de Ciências (Humanas, Biologia, Física, Química e Matemática). Os membros da comissão avaliadora, após lerem o resumo e observarem on-line a exposição do trabalho, atribuirão notas de 0 a 10 para cada um dos itens considerados na ficha de avaliação. Além disso, deverão fazer observações que considerarem pertinentes (pontos positivo-negativos e sugestões) na ficha de avaliação que, mediante solicitação, poderá ser enviada por e-mail aos professores-orientadores de cada trabalho em data a ser designada pela Comissão Organizadora. Cada trabalho será avaliado por até três membros da comissão avaliadora.
- Os seguintes aspectos serão considerados durante a avaliação dos trabalhos: Conhecimento científico; Domínio do conteúdo; Criatividade e Inovação; Participação dos componentes da equipe; Qualidade da apresentação e Qualidade do trabalho.

9. Certificação:
- Cada grupo receberá 01 (um) certificado de participação emitido via e-mail pela organização do evento da 6ª Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú. O certificado de participação será emitido conforme os dados que constarem na inscrição, cujo preenchimento é de responsabilidade dos (as) estudantes e do (a) orientador (a).

10. Descrição da Premiação:
- A premiação ocorrerá no dia 11 de Outubro de 2021, de forma on-line, às 16 horas através de um link que será divulgado em breve;
- Dentre os trabalhos apresentados serão escolhidos 10 (dez) que receberão certificação de destaque da 6ª Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú sendo esses enquadrados nas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio/Técnico.
-- Outras informações podem ser encontradas ao clicar aqui.

11. Disposições Gerais:
- Dúvidas devem ser encaminhadas unicamente por e-mail (mostracienciapajeu@gmail.com ou diretamente pelo site ao clicar aqui e preencher os dados). Não serão atendidas solicitações ou reclamações por telefone.
- A Comissão organizadora (UFRPE/UAST/QUÍMICA) da 6ª Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Regulamento.